terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Para as meninas da dieta coletiva

        O post de hoje é dedicado às meninas da dieta coletiva. Sim, não estou participando mas adorooooo dar pitacos rsrsrs.
        Já faz um tempo que troquei o pão e todas as massas brancas pelos alimentos integrais e percebi a diferença não só na balança mas também na saúde. Comia muito pão (amoooo de paixão) e ficava com aquela sensação de ter comido uma boiada rsrsrsrs, mesmo quando era apenas um pedacinho (coisa rara!), ficava muito mal.
        Fiz acupuntura por um período para tratar da minha hérnia e meu médico que também é terapeuta e todo "natureba", me incentivou a mudar meus hábitos na hora de comer.
        Ele me emprestou vários livros de nutrição saudável e me deu receitas com produtos integrais. Não sou nutricionista nem nutróloga, mas quero deixar umas comparações importantes sobre esses dois tipos de alimentos.
   
         Alimentos brancos: como são muito processados para ficar com a aparência de "limpinhos", nosso organismo não precisa fazer muito esforço para processar o carboidrato que eles possuem e com isso jogam um monte de açúcar no sangue de uma só vez, e é esse açúcar que acumulado, vira o famoso pneuzinho (que temos verdadeiro pavor). Além dos "pneus", todos sabem que açúcar em excesso causa diabetes né?!

         Alimentos Integrais: esses podem não ser bonitinhos, tem até uma aparência feia, mas como diz o ditado: "Quem ama o feio bonito lhe parece" rsrsrs. Voltando ao que interessa... Os alimentos integrais apesar de também conter carboidrato, são ricos em vitaminas, fibras e minerais que retardam a absorção do açúcar pelo nosso organismo e ainda dão sensação de saciedade. Eles contribuem para o bom funcionamento do intestino, ajudando a eliminar o que nosso organismo não precisa.

        Não precisamos radicalizar e nunca mais comer arroz branco, pães e massas brancas, mas podemos aos poucos, diminuir a ingestão desses alimentos.
         Eu comecei trocando o pão branco pelo integral, o que não quer dizer que de vez enquando eu não me renda àquele pãozinho quentinho (vamos combinar que é pura tentação!!!). Hoje quase não como arroz branco e todo dia como meu MARAVILHOSO pão integral (penso assim para não cair em tentação rsrssr) e em tudo que posso, coloco linhaça triturada, gergelim e quinoa.
         Não é difícil e vocês irão perceber como faz bem à nossa saúde.
         Ah!!! Não esqueçam de beber muuuuuitaaaa água, pois ela ajuda a limpar as toxinas, também estimula o intestino e hidrata a pele e cabelos.


         Aos poucos vou colocar receitas que costumo fazer com esses alimentos para vocês testarem também.

         Bjos doces, porém light rsrsrsrs,


        Alê

2 comentários:

BIA disse...

Oi Alê!!!
Que bacana esta postagem!!!
Mesmo para quem não faz dieta é importante ter uma alimentação saudável... afeta tudo na nossa vida e até no comportamento...
Muito bom!!!
Bjus
Bia

Malu Souza disse...

Oi Alê, apesar de não estar de dieta, adorei as dicas, a saúde é um dos nossos maiores bens. Desejo a vc um 2011 cheio de Paz junto aos seus.
Bjusssssssss

Related Posts with Thumbnails