segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como fazer carne de sol em casa

        Como boa filha de nordestino, adoro carne de sol e todas as receitas que utilizam essa carne deliciosa. Acredita-se que a origem desta carne vem da tradição que os portugueses tem em salgar peixes e bacalhau, passando esta técnica de conservar alimentos  para os pescadores, provavelmente do nordeste de nosso país, que adaptaram a técnica para a carne bovina. Para saber mais sobre a história desta carne clica AQUI.
         Minha mãe sempre diz que tenho vontade do que não tem em casa ou do que é difícil para comprar, agora começo a acreditar nela, pois aqui em Cali não tem carne de sol e eu, claro, estava com muita vontade de comer escondidinho feito com esta carne.
        Pesquisei na net e encontrei vários sites de culinária que ensinam a preparar esta carne e depois de selecionar algumas receitas, escolhi a que me pareceu mais simples que foi a deste AQUI, e fiz algumas adaptações. 
          Tudo começa na escolhe da carne que será "transformada" e eu escolhi o coxão mole pois queria a carne para desfiar.

Essa peça tinha +- 1,5KG

           Abra a carne de forma que ela fique com um pouco mais de um dedo de espessura.



            Fiz cortes bem superficiais em toda a peça para que o sal pudesse penetrar melhor na carne, coloquei-a em um refratário e depois espalhei uma colher de sopa e meia por todos os lados da carne. 

         
             Feito isso, cobri a carne com um pano de prato e deixei descansar por aproximadamente 12h e após passado esse tempo, pendurei no varal na área de serviço. O local onde a carne irá ficar tem que ser à sombra e bem ventilado.

1º dia após 24h

2º dia

3º e último dia

          O tempo que achei ideal foram três dias, pois a carne desidrata rápido e se ficasse mais tempo poderia ficar muito seca.
       Passado esse tempo, retire a carne do varal e guarde em um saco plástico para carnes, caso queira utilizá-la de imediato, lave-a com bastante água e se for fazer bifes para fritar, deixe de molho por umas 3 horas no leite e quando for fritar, cuidado para não deixar tempo demais pois a carne fica dura se passar do ponto, caso queira desfiar corte a carne em cubos e dê uma fervura para dessalgá-la, prove e se achar que ainda está salgada, troque a água e ferva novamente.
         Para quem gosta de carne de sol e não encontra onde mora ou não tem como comprar, vale a pena fazer em casa, pois o custo é bem menor do que comprar pronta e o sabor é o mesmo da vendida em açougues.
         Espero que tenham gostado assim como nós!!!

Beijos saborosos,

Alê 

Um comentário:

BIA disse...

Nooosaa Alê!!! É engraçado ver a carne pendurada assim... mas deve ficar muito bom, né? Apesar de ser um pouco trabalhoso!!!
Bjs :)

Related Posts with Thumbnails