quinta-feira, 10 de março de 2011

Vamos ao SEBO?

       Para quem gosta de ler, não há nada melhor que uma boa livraria, não concordam? Mas já pensaram em ir ao Sebo? Claro que cheirinho de livro novo é tudo de bom, mas  não podemos desprezar aqueles livros antigos, raros e até mesmo os "semi novos" de um bom Sebo.
     Já havia um bom tempo que não visitava esses lugares maravilhosos e já tinha me esquecido de como é bom e até divertido ver tanto livro antigo, cds, revistas e LPs que fizeram parte de nossa infância e adolescência. Hoje eu, meus filhos e irmã, fomos a uns sebos aqui perto de casa e hora passou tão rápido que nem percebemos.
         
"Os sebos haviam surgido no século 16 na Europa com a tradição de venderem livros usados e raros,  tornando-se lugares cada vez mais importantes para colecionadores e estudiosos. Eles começaram a surgir no Brasil na segunda metade do século 19, durante o Império, quando as primeiras máquinas de impressão foram importadas. Na época, já existiam 10 livrarias de livros novos em Salvador, enquanto que esse número se aproximava de 50 no Rio de Janeiro. Com a crescente demanda da necessidade de trocar e vender livros antigos, o número de sebos foi crescendo a partir de então.   
A origem do uso da palavra ‘sebo’ tem diversas histórias: alguns dizem ser pelo aspecto dos livros, que pareciam velhos e sujos e, logo, ‘ensebados’, mas pelo tempo de sua existência e manuseio; ou então, pelo fato de os leitores usarem velas para ler, sujando os livros com o sebo das velas. Seja qual foi a verdadeira história, os sebos se tornaram o lugar ideal para se encontrar um livro barato ou um livro raro e difícil de se encontrar e até mesmo aquele livro que já deixou de ser impresso.
Com quase dois séculos de existência, eles se reúnem, hoje, na internet, onde você pode encontrar livros de diversas partes do país e do mundo através dos portais de sebos online, deixando de ser apenas restrito a uma cidade. Além disso, a coleção de livros na internet permite que o leitor escolha com mais cuidados as suas relíquias."  Texto extraído daqui.

     Se você não costuma ir à Sebos, não sabe o que está perdendo, pois se diverte, enriquece sua cultura e ainda compra livors, cds e etc, por um preço bem camarada.
     E aí, vamos ao Sebo?

Bjos,

Alê

* 1º Sorteio do blog, corre e dá uma olhada o que tem para você! Veja aqui como é fácil participar.

7 comentários:

BIA disse...

Oi Alê!!!
Eu adoro todos os teus posts mas confesso que esse eu amei mais que todos!!! É a minha cara... amo uma livraria e frequento sebos, realmente não vivo sem os livros, a onde quer que eu vá estou sempre acompanhada de um, não largo nunca, direto sempre comigo e mesmo assim não dou conta de ler todos que vou adquirando devido a falta de tempo. Esta minha paixão é infinita, pois o meu amor pelos livros é eterno e nunca vai acabar.
Excelente post e maravilhosos os links do sebo.
Beijos
Bia

Patrícia Gomes disse...

Oi frô!!
Mais uma coisa que temos em comum, hem!
Sou ratazana de sebo! rs Adoro mesmo, acho muito legal quando encontro um livro que quero e ainda com alguns grifos e ou dedicatória, acho fascinante, sei lá, meio que mágico, com certeza agrega um valor ainda maior à obra! ;oD

Xêeeros
Paty

Claudiene Finotti disse...

Oi Alê!

Menina, tô mais na fase de vender coisas no sebo do que comprar...rs... aqui em casa o espaço é muito reduzido e acabei abrindo mão de muitos livros... vendi, doei, e doei mais um pouco.

Desapeguei total, mas acho que sebo é e sempre continuará sendo otima opção. Adoro livros, estar no meio deles, absorver suas lições.

Bjo grande.

Saudade docê!

Clau

lilisinha disse...

Oiê tudo bem? Vi teu comentário no blog Ateliê Pinta Bolinhas e resolvi bisbilhotar, Gostei e cheguei, vou te seguir!
Bjos Carinhosos

Panos e Linhas Ateliê disse...

Oi amiga, sou a Laura...bom vim convidá-la a voltar a ser minha seguidora no novo blog, hahaha, mais uma vez com novo nome, Panos e Linhas Ateliê...agora eu e minha mana juntas fazendo muita arte! Convide suas seguidoras, será uma alegria para nós, pois perdemos todas as ateriores, foi uma confusão que fiz nas configurações mas espero que tenha sido a última vez, haha...grande beijo!Laura.

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Quando morei no RJ tinha essa facilidade... aqui tenho somente uma ótima livraria... mas ainda bem!!!
Bjs de paz excelente fim de semana.

Joana disse...

Olá!!!
Menina, eu sou piolho de sebo. Na época da faculdade comprei muita coisa. Já encontrei romances que pensei nunca mais encontrar para comprar, cada jóia rara... E tem também os sebos virtuais. Para mim que sou fã de compras por internet, um achado também!
Beijinhos e uma ótima semana, com carinho

Related Posts with Thumbnails